ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Missa dos Santos Óleos abre Tríduo Pascal.



Sacerdotes de toda a Diocese de Mossoró se reúnem hoje, às 8h30, na Catedral de Santa Luzia, para a Celebração Eucarística do Crisma, que será presidida pelo bispo diocesano, Dom Mariano Manzana. A celebração é a primeira desta Quinta-Feira Santa, que dá início ao Tríduo Pascal.
Essa solenidade religiosa é, como explica o responsável pela Paróquia da Imaculada Conceição, Frei Francisco Edson, o momento da unidade. Segundo ele, é quando a Igreja se reúne junto ao seu clero e aos seus fiéis e celebra a unidade junto à Eucaristia. É também nessa ocasião que se celebra a instituição do sacerdócio e os padres renovam suas promessas sacerdotais.
Também chamada de Missa dos Santos Óleos, é durante a celebração que são abençoados os óleos dos catecúmenos, enfermos e é realizada a consagração do Óleo do Crisma.
Após a cerimônia religiosa, que unificará toda a Diocese, será o momento da Missa da Ceia do Senhor e do Lava-Pés. Nesse sentido, cada paróquia desenvolverá sua própria programação. Na Catedral, a missa, que também será presidida por Dom Mariano, será realizada às 19h.
Frei Edson informa que é durante a Missa da Ceia do Senhor e do Lava-Pés que são escolhidos 12 homens que terão seus pés lavados pelo sacerdote. A prática reproduz o comportamento de Cristo, que mesmo sendo o Senhor, se mostrou servo ao lavar os pés dos discípulos.
Na Matriz da Imaculada Conceição, a missa será celebrada às 19h.
Já na Matriz de São José, a Missa da Santa Ceia acontecerá às 17h. Nesse mesmo horário, a mesma cerimônia religiosa é celebrada na Matriz de São Manoel, onde, após a missa, haverá Adoração Eucarística até as 22h.
Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, haverá missa às 17h; e na Capela de São Pedro, localizada no bairro Abolição IV, a celebração será às 19 horas.
“Semana Santa, nós podemos dizer que é a parada obrigatória do cristão, é o grande retiro do povo de Deus”, destaca Frei Edson, acrescentando que esse é o momento em que se contempla os mistérios de Cristo.
 
  • Fonte: Gazeta do Oeste